Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Busca e Desconta

Busca e Desconta

ESTUDO OFICIAL - 85% dos portugueses contagiados pela 'febre' dos cupões de desconto!

Fenómeno da “promodependência” ganha dimensão em Portugal, revela estudo do IPAM.

50.jpg

 

Os cupões de desconto têm cada vez mais adeptos em Portugal. Um estudo do IPAM – The Marketing School conclui que 85% dos consumidores assumem que andam à caça de promoções, usufruindo de vales de desconto para comprar mais barato. Mais: cerca de dois em cada três consumidores (64%) empenham-se ocasional ou mesmo frequentemente para obter cupões de desconto. O fenómeno é de tal ordem que os portugueses são já apelidados de “promodependentes”, acrescenta o IPAM.

 

Bens alimentares são os produtos que os portugueses mais adquirem com recurso a vales de desconto, representando uma em cada cinco compras realizadas com cupões (22%), seguindo-se nesta lista os produtos de higiene e limpeza (15%) e o vestuário e calçado (8,5%).

 

O estudo do IPAM revela também que cada vez mais consumidores têm cartões de fidelização dos estabelecimentos onde habitualmente fazem as suas compras. E mais de um em cada três inquiridos (36%) revela que é através destes cartões que contactam e tiram partido de campanhas promocionais.

 

Outro dado deste estudo não surpreende: o sexo feminino é o que se revela mais sensível ao preço dos produtos que compra. O trabalho do IPAM mostra que as atitudes face ao uso de cupões de desconto divergem totalmente entre homens e mulheres. O sexo feminino revela-se mais sensível ao preço, enquanto os homens privilegiam a dimensão “tempo”.

 

Os folhetos e ‘newsletters’ são para metade dos consumidores (50%) a principal fonte de obtenção de cupões promocionais, seguindo-se os SMS e o e-mail.

 

Outro dado importante que emerge da investigação é a de que a frequência de utilização de vales de desconto aumenta em proporção com a idade dos consumidores. O escalão etário entre os 31 e 45 anos representa metade dos consumidores que utilizam vales de desconto.

 

“Os Deal Seekers e as atitudes face aos cupões de desconto” é o título do estudo levado a cabo por Lídia Branco, no âmbito da tese de mestrado em Gestão de Marketing, realizado no IPAM - The Marketing School. A investigação tem por base a realização de 466 entrevistas.

 

Texto de: Carla Castro

Noticia de: http://economico.sapo.pt

0.png

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.