Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Busca e Desconta

Busca e Desconta

Como poupar na conta da Electricidade - Vejam aqui como é fácil!

Olá pessoal da poupança.

 

Ao diminuir o consumo energético estará a poupar na conta da luz e a contribuir para a preservação do meio ambiente. Através de alguns conselhos fáceis, que incidem sobretudo sobre a utilização dos electrodomésticos, verá que poupar na conta da electricidade é bem mais simples do que pensa.

 

Aqui por casa, a poupança é brutal e às largas centenas de euros por ano!

 

Como o podem conseguir também?

 

O Busca e Desconta explica!

{#emotions_dlg.blink}

Lâmpadas

 

    (1) -> Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes - estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia. Substituir todas as lâmpadas que tem em casa por lâmpadas economizadoras e de baixo consumo. Ainda que sejam mais dispendiosas, verá que o investimento compensa, já que consomem 6 vezes menos energia. Uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W (poupa 3 euros por ano por cada hora de utilização). Com uma utilização média de 5 horas diárias, recupera o investimento em 6 meses. Uma lâmpada de baixo consumo de 100W consome o mesmo que quatro lâmpadas de 25W, mas emite quase o dobro da luz. Assim, num candeeiro com vários casquilhos, opte por ter só uma lâmpada (ou duas) de maior potência, deixando nos restantes casquilhos lâmpadas fundidas - é mais seguro e mais bonito também. Com um consumo baixo, em média poderá diminuir em 15% a sua factura.

 

    (2) -> Crie o hábito de desligar a luz sempre que sair de uma divisão, à exceção das lâmpadas fluorescentes.

 

    (3) -> Aproveite a luz solar até à ultima "gota", maximizando a poupança.

 

    (4) -> Outra forma de reduzir os custos de eletricidade passa por reguladores de intensidade de luz. Se regular para uma intensidade menor de luz, está a poupar energia. No entanto, nem todas as lâmpadas permitem o uso destes interruptores. Pode e deve optar também pela iluminação direcionada, com pequenos pontos de luz, que acende consoante as necessidades.

 

    (5) -> Pintar as paredes e os tectos com cores claras, que refelectem melhor a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

 

    (6) -> Evitar abat-jours muito opacos, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.

 

    (7) -> Instalar sensores de movimento nos locais de passagem, como por exemplo garagens e vestibulos.

 

    (8) -> Se pensa que a lâmpada está fraca e precisa de ser substituída, primeiro experimente limpá-la. O pó que se acumula nas lâmpadas reduz a luz que estas emitem, dando a ideia de que estas já não estão a funcionar devidamente.

==================================== 

Stand-By

 

    (1) -> Um televisor desligado, mas pronto a funcionar através de comando à distância, está a gastar energia. É o chamado consumo em stand-by. O mesmo acontece nos equipamentos com mostrador de data e hora ou quando está agendada uma gravação no gravador de DVD: consomem eletricidade sem darmos conta. A luz de presença das televisões, computadores e outros aparelhos, continua a consumir 25% da energia do aparelho, mesmo estando desligados. Para facilitar o processo, utilizem uma extensão de ligação multipla com interruptor que podem ligar e desligar quando necessário. A luz de stand-by é responsável por 5% da electricidade consumida numa habitação. Num ano pode ter um peso de 50€ na sua factura da electricidade.

 

    (2) -> Se precisar de ter um fax sempre ligado, na sua compra deve analisar o seu consumo em stand-by pois este vai ser um consumo muito importante na utilização do fax. O fax pode ainda ser incorporado no modem, poupando assim energia pois não está a gastar na utilização da máquina de fax.

====================================

Frigorífico e Arca Congeladora

 

    (1) -> O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais energia gasta numa casa. Por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.

 

    (2) -> Faça limpezas regulares evitando assim a acumulação de gelo no congelador ou arcas frigoríficas, para obter eficiência energética. A limpeza deve ser feita antes que a capa de gelo alcance os 3mm de espessura (conseguirá poupanças de energia de cerca de 30%).

 

    (3) -> Escolha electrodomésticos de modelos com a maior eficiência energética. O investimento inicial pode ser maior mas as poupanças futuras compensam, no longo prazo. Escolha os equipamentos com etiquetas energéticas, preferencialmente A, A+, A++, A+++ e que vá de encontro às suas necessidades (tamanho do agregado familiar, periodicidade das compras e volume de congelação e refrigeração).

 

    (4) -> O termóstato do frigorífico nunca deve estar abaixo dos 3ºC, uma vez que temperaturas muito baixas contribuem para uma produção de energia excessiva e desnecessária.O ideal é regularem o termóstato de forma a manterem uma temperatura de 5ºC no compartimento de refrigeração e de -18ºC no compartimento de congelação.

 

   (5) -> Não coloque alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico, caso contrário o frigorífico terá de consumir mais energia para os arrefecer eficazmente.

 

    (6) -> Mantenha o frigorífico e a arca congeladora num local fresco e ventilado e longe de possíveis fontes de calor (fogão, forno e luz solar).

 

    (7) -> Limpar pelo menos uma vez por ano a parte traseira do equipamento para evitar grandes acumulações de poeiras e consequente redução na eficiência de arrefecimento do frigorífico, causando maior consumo de energia.  Deve-se afastar a grelha traseira do equipamento cerca de 5 cm da parede.

 

    (8) -> Verificar periodicamente o estado das borrachas de vedação que permitem o correcto fecho do equipamento. Basta entalar uma folha de papel na porta. Se ao puxar a folha não sentir resistência então as borrachas não estão a vedar bem, perdendo muita energia por aqui.

 

    (9) -> Em caso de ausência prolongada, o equipamento deve ser esvaziado e desligado.

 

    (10) -> Os alimentos retêm melhor o frio do que o ar, por isso quanto mais cheio tiver o frigorífico melhor. Mas não abuse, os alimentos não podem estar comprimidos, pois o ar frio precisa de circular no frigorífico.

 

    (11) -> Manter os alimentos bem tapados, de modo a diminuir a libertação de humidade, evitando que o compressor gaste mais energia.

 

    (12) -> Se souber o que vai cozinhar amanhã, passe hoje os alimentos para o frigorífico. Ao descongelarem no frigorífico os alimentos estão a dar frio, reduzindo o trabalho do frigorífico.

 ====================================

Máquina de Lavar Loiça

 

    (1) -> Use a máquina de lavar loiça apenas quando esta estiver cheia e se a sua máquina permitir a selecção do tempo de secagem, reduza-o ao mínimo. Senão desligue antes do programa de secagem e abra a porta, deixando a loiça secar ao ar livre. No entanto, no ato da compra deve ter em atenção as eficiências de lavagem e secagem, garantindo assim um equipamento que é eficiente no uso de energia e nas suas funções.

 

    (2) -> Opte por um equipamento de etiqueta energética A++ e A+++.

 

   (3) -> Programar, se possível,  os programas de lavagem para períodos nocturnos. Esta situação será ainda mais vantajosa se tiver um ciclo de contagem bi-horário ou tri-horário.

 

    (4) -> Se passar a loiça por água (fria), retirando a maior sujidade, depois pode utilizar um programa de económico e de baixa temperatura. Mas cuidado, não faça a pré-lavagem de torneira aberta.

 

    (5) -> Lavar com a carga máxima indicada pelo fabricante do equipamento.

 

   (6) -> Manter os filtros sempre limpos para que o consumo de electricidade não aumente.

 

   (7) -> Mantenha sempre cheios os depósitos de sal e abrilhantador pois reduzem o consumo de energia na lavagem e secagem da loiça.

 

   (8) -> A sua máquina da loiça deve estar afastada do frigorífico, pois o seu calor e humidade prejudicam o funcionamento deste. Se não tiver outra hipótese, envolva o frigorífico com um revestimento em espuma isoladora, para minimizar o efeito.

 ====================================

Máquina de Lavar Roupa e Máquina de secar Roupa

 

    (1) -> Grande parte da electricidade gasta na lavagem é para aquecer a água. Sempre que puder, lave a roupa com água fria, porque com a eficácia dos detergentes, a sua roupa vai continuar a ficar bem lavada.

 

    (2) -> Ponha a máquina de lavar roupa a funcionar apenas quando estiver cheia. Em alternativa, não encha em demasiado a máquina de secar roupa - caso contrário a roupa demorará muito mais tempo a ficar seca.

 

    (3) -> Compre roupa de forma inteligente: tecidos que não amarrotam, cortes direitos e cores suaves permitem lavar roupa na mesma máquina, secam sem vincos e vestem-se sem passar pelo ferro de engomar.

 

    (4) -> Em vez de utilizar uma máquina de secar roupa, seque-a ao ar livre. O clima existente em Portugal, não justifica o recurso à máquina. Então porquê ir pagar energia que pode ter de graça?

 

    (5) -> Opte por um equipamento de etiqueta energética A++ e A+++.

 

    (6) -> Adquira equipamentos bitérmicos (puxadas de água independentes: uma para a água fria e outra para a água quente) que utilizam a água pré-aquecida por outras fontes mais eficientes (esquentador ou caldeira a gás).

 

    (7) -> Trabalhar sempre com a carga máxima, poupando água e energia.

 

    (8) -> Evitar a pré-lavagem e utilizar os programas de baixa temperatura, excepto quando a roupa está muito suja.

 

    (9) -> Centrifugar gasta muito menos energia para secar a roupa do que utilizar a opção de secagem.

 

   (10) -> Manter os filtros sempre limpos para que o consumo de electricidade não aumente.

 

    (11) -> Programar, se possível,  os programas de lavagem e/ou secagem para períodos nocturnos. Esta situação será ainda mais vantajosa se tiver um ciclo de contagem bi-horário ou tri-horário.

 

    (12) -> As máquinas de lavar utilizam 80% a 85% da sua energia para aquecer a água. Há máquinas biotérmicas, com duas entradas independentes - uma para água fria e outra para água quente - que utilizam o sistema de produção de águas quentes de casa, permitindo poupar 25%.

 

   (13) -> Apesar de Portugal ser um País de sol, há muitas habitações com máquinas de secar - que dão jeito para invernos chuvosos. Na verdade, estas máquinas são dos maiores consumidores de energia, pelo que deve restringir a sua utilização. Caso não seja possível, deve centrifugar a roupa antes de utilizar esta máquina, para poupar energia.

 

   (14) -> Se vai secar a roupa na máquina, centrifugue-a o melhor possível. Assim gasta muito menos energia a secá-la, pois a secagem pela centrifugação é 70 vezes mais económica que a da máquina de secar. A rotação mínima neste caso deve ser de 750 rpm.

 

   (15) -> Se se coloca esta questão, não se esqueça: uma máquina de lavar e secar roupa tem uma eficiência menor que uma máquina só de secar roupa.

 

    (16) -> O uso do programa suave faz com que o motor da máquina não tenha que trabalhar tanto, consumindo menos energia.

 

   (17) -> Uma máquina que pesa a roupa (função já bastante comum), vai usar e aquecer somente a água necessária para essa lavagem, reduzindo desperdícios de energia a aquecer a água que é excessiva para aquela carga.

 

   (18) -> Se a máquina de secar tem um dispositivo de medição da humidade, use-o, pois este irá desligar-lhe a máquina quando as roupas estiverem secas.

 

    (19) -> Seque os tecidos leves e os pesados em separado. Desta forma terá toda a roupa seca em simultâneo.

 

    (20) -> Não misture roupas húmidas com uma carga que já esteja parcialmente seca.

==================================== 

Fogão e Forno

 

    (1) -> Cada vez que se abre a porta de um forno em funcionamento, perde-se cerca de 25% de calor e por isso gasta-se mais energia para o voltar a aquecer.

 

    (2) -> Utilizar preferencialmente recipientes de cerâmica ou vidro, que permitem cozinhar os alimentos com temperaturas mais baixas.

 

    (3) -> Aproveitar ao máximo a capacidade do forno, cozinhando de uma só vez o maior número de alimentos.

 

    (4) -> Não é necessário aquecer previamente o forno para cozinhados superiores a 1 hora.

 

    (5) -> Apagar o forno um pouco antes de finalizar a confecção: o calor residual será suficiente para acabar o processo na perfeição enquanto poupa energia.

 

    (6) -> Manter o forno limpo de forma a que o calor se refelicta melhor, consumindo menos energia.

 

    (7) -> Verificar se a porta do forno veda bem, substituindo as juntas e as borrachas de vedação sempre que necessário.

 

(8) -> Deve adequar o tamanho da panela à boca do fogão onde vai cozinhar para evitar o desperdicio de energia; no entanto, saiba que as bocas mais pequenas gastam 10% menos energia.

 

(9) -> Gasta pouco mais energia a fazer uma grande panela de sopa para toda a semana e poupa imenso se usar panela de pressão para estufados, que podem guardar-se no frigorifico ou no congelador.

 

(10) -> Cozinhe sempre com os testos a cobrir as panelas para poupar 75% em termos energéticos. Para além disso, as panelas de pressão e de vapor gastam menos energia que as panelas tradicionais.

 

(11) -> Evite encher as panelas com demasiada água na hora de cozinhar, porque irá apenas prolongar o tempo de fervura e gastar energia desnecessariamente.

 

(12) -> O uso de recipientes de cerâmica  ou vidro permite baixar cerca de 25ºC a temperatura necessária ao cozinhado, pois estes materiais retêm melhor o calor.

==================================== 

Tábua e Ferro de Engomar

 

    (1) -> Optimizar o uso do Ferro (aproveitar o calor residual do ferro para passar roupa).

 

    (2) -> Utilizar apenas quando houver uma grande quantidade de roupa para passar.

 

    (3) -> Antes de começar a passar a ferro, separe a roupa que requer temperaturas altas daquela que necessita de ser engomada a temperaturas mais baixas; depois comece por passar as peças que exigem uma temperatura mais baixa e vá aumentando a temperatura , evitando assim o aquecimento e arrefecimento constante do ferro, poupando assim energia.

 

   (4) -> Não deixar o ferro ligado se não estiver a utilizar a desligá-lo um pouco antes de terminar de passar a roupa.

 

    (5) -> Não deixe o ferro de engomar ligado se deixar de passar a ferro durante alguns minutos - um ferro de engomar gasta tanto como 10 lâmpadas de 100 watts. Por isso, não desperdice essa energia e esse dinheiro. Quando passar a ferro, passe a maior quantidade possível, aproveitando o facto da tábua e do ferro já se encontrarem quentes, evitando o consumo excessivo de energia que ligar e desligar um ferro inúmeras vezes requer.  

 ====================================

Climatização

 

    (1) -> Para poupar no aquecimento e no ar condicionado, certifique-se de que as suas janelas e portas estão devidamente isoladas. No caso do ar condicionado, certifique-se de que as suas janelas e portas estão devidamente isoladas. No caso do ar condicionado, ao limpar ou mudar filtros mensalmente estará a poupar até 20% de energia.

 

    (2) -> No Verão, utilizar estores exteriores, reduzindo a necessidade de refrigeração condicionada. Evitar também a entrada de raios solares directos durante o dia e facilitar a ventilação natural durante a noite, abrindo as janelas em lados opostos da casa.

 

    (3) -> No inverno, maximizar a exposição solar de forma a reduzir a necessidade de aquecimento e a utilização de iluminação artificial, levantando os estores e abrindo os cortinados.

 

    (4) -> Fechar e calafetar devidamente portas, janelas, tectos e paredes.

 

    (5) -> Ao comprar um aparelho de climatização verifique o isolamento da sua casa e escolha um equipamento com potência adequada.

 

    (6) -> Evitar climatizar zonas da casa que não estão habitadas.

 

    (7) -> Escolher vestuário adequado à estação do ano, mesmo dentro de casa.

 

    (8) -> Tenha em atenção os sótãos e as caves pois são espaços habitualmente menos cuidados onde é mais fácil a intervenção.

 

    (9) -> Utilização de vidros duplos, reduzindo as necessidades de climatização e minimizando também o ruído exterior. Caso não seja possível, poderá optar pela utilização de portadas ou estores exteriores.

 

(10) -> Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas. Cerca de 30% do calor/frio passa pelas janelas, o que significa que gastará mais energia a aquecer ou a refrescar a casa. Tape as janelas ou portas com frestas muito largas com almofadas compridas e estreitas, especificas para o efeito.

 

(11) -> A instalação de um Painel Solar doméstico é óptimo para aproveitar a energia solar aquecendo a casa e a água.

Baixe a temperatura do Ar condicionado / Aquecimento Central.

 

(12) -> Se puder instale painéis solares térmicos, que lhe fornecem água quente sanitária. Assim, poupará mais de 35% na sua factura do gás e electricidade.

 

 (13) -> Defina o Set-Point do seu sistema de arrefecimento / aquecimento para os 21ºC ou 22ºC no Verão e 19ºC no Inverno. Estas são as temperaturas em que a maior parte da população se sente confortável. Mais 1ºC implica mais 10% de consumo de energia. Um aumento colossal.

==================================== 

Carregadores

 

    (1) -> Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, porque continuarão a gastar energia.

==================================== 

Electricidade

 

    (1) -> Adira à tarifa bi-horária e programe as máquinas para trabalharem exclusivamente de noite.

 

    (2) -> Todos os meses, devem dar a vossa contagem, garantindo assim que pagam o que consomem e não as estimativas feitas pela entidade fornecedora de electricidade. Conseguem assim um maior controlo, pois conseguem facilmente perceber de um mês para o outro o que fez subir ou descer a factura.

 

    (3) -> Nos dias de semana optem por varrer, deixando para o Fim de Semana a limpeza com o aspirador.

 

    (4) -> Junto da entidade fornecedora de electricidade, escolha a tarifa e a potência que mais se adequam às suas necessidades, no entanto tenha em atenção que com a tarifa Bi-horária paga quase metade do preço normal se utilizar os electrodomésticos nas horas de vazio - normalmente entre as 22h00 e as 08h00. Segundo a Quercus, esta tarifa pode levar à poupança de 67 euros por ano, para uma familia com um perfil energético normal.

==================================== 

Computadores

 

    (1) -> Dê preferência aos computadores portáteis, que são bastante mais económicos e podem reduzir os consumos energéticos até 90%.

 

    (2) -> Utilizar computadores e monitores com a designação ENERGY STAR.

 

   (3) -> O ecrã do computador é o elemento informático que consome mais energia. Os planos TFT consomem menos dos que os convencionais e os equipamentos informáticos com a etiqueta Energy Star passam a modo de baixo consumo, após algum tempo de inutilização. A protecção que poupa mais energia é a totalmente negra. Finalmente, os ecrãs de LCD poupam cerca de 37% de energia em funcionamento e 40% em modo espera.

==================================== 

Micro-ondas:

 

    (1) -> Utilizar o micro-ondas para cozinhar pequenas refeições.

 

    (2) -> Evitar usar o equipamento na função de descongelação.

 

    (3) -> Utilizar suportes adequados que permitem aquecer dois pratos em simultâneo.

 

   (4) -> Manter o equipamento limpo.

 

(5) -> Sempre que possível, opte por preparar refeições com a ajuda do micro-ondas. Dessa forma, irá minimizar o uso do fogão, o que se pode traduzir numa redução de cerca de 70% do consumo.

 ====================================

Caldeira / Esquentador:

 

(1) -> Desligue ou baixe a temperatura da caldeira/esquentador sempre que sai de casa e /ou durante a noite.

==================================== 

Esquentador

 

(1) -> Dê preferência aos aparelhos equipados com controlo de temperatura ou temporizador.

==================================== 

Piscina

 

(1) -> Utilize painéis solares para aquecer a água da piscina. A energia é gratuita!

 

(2) -> Reduza o período de funcionamento da bomba da piscina para o nível necessário para manter a água limpa, não desperdiçando energia com o uso excessivo da bomba. Se não vai usar a piscina num período de 5 dias ou mais,  desligue o aquecimento completamente.

 

Pequenos gestos, grandes poupanças!

{#emotions_dlg.blink}

3 comentários

Comentar post